A Educação Moderna

A Educação Moderna

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Emotionconcert

Música sensível para o messenger! muito bom!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Reflexões - Conclusão

Muito inovador esta conclusão em formato de “troubleshooting” – de uma forma simples, desmistificando alguns mitos e ajudando no esclarecimento de algumas dúvidas, valorizando sempre:
a cultura da aprendizagem;
a importância de a escola desenvolver novas metodologias para o ensino das disciplinas como a matemática! ( “outras coisas” como lhe chama Papert);
a importância da aprendizagem no meio familiar e do papel positivo que o computador poderá ter no modo de vida familiar em equilíbrio com outras actividades! A frase final do livro “tenha a coragem necessária para observar, interpretar…e confie no seu bom senso para saber o que fazer”constitui uma mensagem excelente para todos nós que estamos no papel de educadores reflectirmos para a construção da mudança.

Reflexões Capitulo 8 - O Futuro


Este capitulo fala-nos do futuro das tecnologias, mas começa por fazer uma retrospectiva histórica sobre os brinquedos de antigos e de nos mostrar como os jogos podem ter um papel de relevo na aprendizagem das crianças, seja este um jogo de cariz mais independente com a construção de uma torre, seja um simples jogo de equipa como as construções na areia, ou um jogo das era Digital. Mas o autor leva-nos a outra discussão de extrema importância, de facto saber ler, escrever e contar faz parte do mínimo exigido para que uma pessoa possa ser considerada cidadã, mas a educação não pode terminar aqui, este constitui apenas um primeiro estádio da aprendizagem escolar. O autor sublinha e muito bem que responsabilidade pela educação deve ser repartida pelos diferentes intervenientes no processo educativo, e não se limita ao básico das velhas metodologias e como foi reforçado ao longo de todos os capítulos anteriores a família tem um papel importantíssimo na dinamização da cultura da aprendizagem e à escola compete adaptar-se, articulando as potencialidades das tecnologias ás diferentes situações pedagógicas permitindo a evolução nos diferentes estádios da cultura da aprendizagem- e assim se desenvolve a aprendizagem do futuro!

sábado, 29 de dezembro de 2007

Tutoria Online



Coloco o slide sobre “A tutória no fórum on-line: papéis e competências” realizado mo âmbito das aulas teóricas.

Reflexões Capítulo 7 - A Escola

Este capitulo toca em temas tão actuais e em discussão na nossa sociedade, (apesar de ter já 10 anos!). A educação tem que se adaptar às necessidades das sociedades que serve, este é um dos grandes princípios e o grande desafio deste tempos em que vivemos.

Vivemos uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias informáticas, com o acesso a redes globais de computadores, ao correio electrónico, a bases de dados, a bibliotecas virtuais, a CD-ROMs, e a uma enorme oferta de software, etc. Esse progresso está a provocar mudanças enormes na organização da nossa vida e do nosso trabalho e nesse sentido, a adaptação é indispensável. Mas os maiores desafios não são de natureza tecnológica, mas de natureza social, cultural e económica.

Fala-se com frequência, dos benefícios do uso de computadores nas escolas: como auxiliares dos docentes na preparação das aulas, como ajuda a um estudo individualizado de cada aluno) e defende-se cada vez mais o uso das tecnologias em educação, que as mesmas potenciam a aprendizagem, facilitam o desenrolar de actividades e a concretização de objectivos, estimulam os alunos, fomentam a autonomia e criatividade, mas na generalidade das escolas portuguesas isto está longe de ser uma realidade.
Um grande factor de resistência ao processo de inovação baseado no computador é a falta de conhecimentos dos educadores, isto tanto se aplica a professores como a pais, sobre as novas tecnologias e as suas capacidades. A aplicação prática dos conhecimentos tecnológicos pode também ser um factor de resistência. O professor pode ter os conhecimentos mas não sabe como os pode e deve aplicar em situações concretas na sala de aula. O problema da falta de recursos para a aplicação prática é óbvia. Podemos ter educadores com os conhecimentos, e com as ideias sobre a sua aplicação, mas se não existirem as máquinas e o software adequado pouco ou nada se pode fazer.

Por outro lado, a aprendizagem adquirida nas escolas representa uma parcela cada vez menor da aprendizagem que se adquire no dia-a-dia. Há já muitos anos que alguns pais colocam os seus em estabelecimentos onde garantem a sua aprendizagem num conjunto de áreas como a informática, auxiliando as aprendizagens e substituido o papel que a escola deveria ter.

A grande desafio desta era da fluência tecnologica é o de preparar os professores para usarem as tecnologias da informação nas suas disciplinas,o de adequar as escolas de equipamentos necessários e de aproximar os pais à escola, pois sem cada uma destas peças estar completa e activa não se conseguirá o desenvolvimento continuo da dita cultura da aprendizagem, permanentemente renovada.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Tecnologia e Educação

Reflexões Capítulo 6 - Projectos

Este capítulo, como o próprio Papert refere é “uma concretização de algumas ideias referidas em capítulos anteriores” e com um objectivo muito específico; levar diferentes personagens de uma família a concretizar projectos que tem a grande finalidade de fomentar a cultura da aprendizagem, quer seja a nível individual, quer seja de forma mais colectiva. Nesta busca da cultura da aprendizagem são dados vários princípios orientadores na utilização de um conjunto de ferramentas e de programas auxiliares que permitam a concretização deste objectivo, a construção de um Projecto, e ajuda-nos a compreender e a dar um sentido a esta palavra tão estranha: fluência computacional! A prática desta fluência ajuda-nos a desenvolver novas competências, a dar sentido a novas aprendizagens, sejam elas de foro educativo ou não, reforçando que a aprendizagem está ao alcance de todos pois hoje em dia quase tudo envolve tecnologia. Esta dita fluência computacional faz parte do nosso dia a dia e tanto pode ser caracterizada pela realização de actividades e tarefas de rotina, como também pode ser pela forma de interagir com crianças e com os seus programas tecnológicos.
Inspirada por este conceito da fluência computacional que está ao nosso alcance tentei elaborar uma lista com 30 coisas que eu tenha realizado no meu computador recententemente e o resultado foi muito limitado, apenas consegui identificar 10 coisas:
1-Fiz pesquisas na Internet;
2-Actualizei o Blog;
3-Participei numa Aula virtual via Messenger;
4-Ajudei a minha filha em pesquisas para um trabalho;
5-Ajudei o meu filho a usar o Paint;
6-Aprendi a trabalhar com o Flickr;
7-Recebi e enviei uma quantidade enorme de mails em contexto profissional;
8-Fiz várias apresentações em Power Point;

9-Trabalhei em diversos ficheiros em Excell;
10- Interagi no Messenger.

Posso com este resultado, concluir que devo seguir os conselhos apresentados neste capitulo e assim aumentar a minha fluência computacional e tecnologica!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O Mar e a Serra


As Virtudes do Messenger

A aula prática do 7 de Dezembro teve um formato muito original. O Grupo de trabalho do messenger organizou um fórum via messenger sobre o uso das tecnologias em educação com todos os alunos da aula prática online em diferentes localizações: em casa, nos computadores da faculdade ou a partir do local de trabalho (como no meu caso). Já por diversas vezes o messenger foi utilizado entre mim e as minhas colegas do grupo para trabalharmos nos nossos projectos ou para nos aproximar quando uma de nós não pôde estar presente numa aula prática, mas com este fim, de discussão sobre um tema foi a primeira vez. Confesso que foi debate interessante e que permitiu aos participantes expressarem as suas opiniões em relação a um conjunto de questões colocadas pela moderadora. Contudo, por vezes foi não foi possível debater algo com um pouco mais profundidade, isto pela rapidez com que cada participante intervinha e por alguma falta de quebra nas regras estabelecidas. Mas neste formato compreendo, que não é nada fácil cumprir as regras estabelecidas. Por outro lado percebi, como é muito fácil para algumas pessoas "escrever" do que "falar"quando estão discutir sobre um tema. Sou uma adepta do segundo modo, mas sei que tenho que perceber e entender que para certas pessoas é sempre mais fácil escrever do que falar sobre o que pensam.
Foi um debate interessante e vou ter que repetir tendo em atenção às infracções cometidas nesta primeira experiência.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Conferência sobre e-learning

A conferência sobre “e-learning e comunidades: no digital mas mais além” foi realizada no no dia 13 de Dezembro 07, liderada pelo Professor João Paiva teve em mim um impacto muito positivo, não tanto pelo conteúdo, mas pela forma como um especialista numa matéria pode falar sobre um tema, que não é muito fáci, mas de um modo tão simples e com uma elevada dose de paixão. Nesta conferência sobre as tecnologias educativas e o e-learning a mensagem principal está na metologia e não apenas na tecnologias "Na educação é necessário novas metodologias aplicadas às novas tecnologias e não novas tecnologias com antigas metodologias.
Alguns sites interessantes aconselhados na conferência
http://nautilus.fis.uc.pt/http://www.mocho.pt/http://www.molecularium.net/

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Universo Wiki



Wiktionary
pt.wiktionary.org/wiki/página_principal
O wiktionary consiste num dicionário, gratuito de todas as línguas, existindo versões em 200 línguas.
Wikilivros
Pt.wikibooks.org/wiki/página_principal
O wikibooks, é um site onde está em permanente desenvolvimento uma colecção de livros. Tem como objectivo fornecer meios para a instrução de alunos, professores secundários e universitários, e a comunidade utilizadora da Internet, pois disponibiliza livros e textos nas mais diversas áreas.
Wikimedia Commons
Commons.wikimedia.org/wiki/página_principal
O wiki Commons é um banco de textos, imagens, sons, música e audio-textos.
Wikinotícias
pt.wikinews.org/wiki/página_principal
O wikinotícias, é uma fonte online de notícias, com a filosofia wiki subjacente (participação e adição de noticias colaborativa, livre e gratuita), em que qualquer pessoa pode desenvolver uma notícia sobre qualquer assunto.
Wikiquote
pt.wikiquote.org/wiki/página_principal
O wikiquote é um site onde estão arquivadas citações de pessoas famosas, de livros, filmes discursos e outros materiais relevantes, tais como provérbios.
Wikisource
Pt.wikisource.org/wiki/página_principal
Wikisource, a “biblioteca livre” é o lema deste projecto, que pretende criar uma biblioteca de acesso gratuito onde se encontrem fontes, textos de autor e outros materiais de suporte à biblioteca.
Wikispecies
species.wikimedia.org/wiki/página_principal
O Wikispecies é um site onde se pretende criar um directório de todas as espécies vivas, no reino animal, das plantas, dos fungos, das bactérias, das arquibactérias.
Wikiversidade
pt.wikibooks.org/wiki/wikiversidade
A Wikiversidade, é o mais recente projecto, que pretende criar um centro de educação de nível universitário, com materiais, com materiais próprios para a adaptação da filosofia e-learning. Ainda se encontra em fase experimental e está disponível em três línguas.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Reflexões Capitulo 5 - A Família




Neste capítulo, Papert, valoriza a forma como se podem realizar aprendizagens a partir do computador, realçando uma questão fundamental, que é o papel do ambiente familiar e escolar na aprendizagem e aborda questões relativas às diferenças entre os sexos. Este capítulo destina-se a todos elementos da família – filhos, pais e avós e com múltiplos conselhos sobre como o computador pode e deve aproximar gerações.
Este tema de aproximar gerações seduz-me, pois vivemos numa época em que tudo passa muito depressa e somos bombardeados pelas inovações tecnológicas e por doses astronómicas de informação, que não conseguimos gerir e digerir, mas afirmo isso sem algum tipo de saudosismo, pois acho que existem épocas para tudo e em cada momento devemos viver de acordo com os nossos objectivos, motivações, influências do meio ambiente, e considero que a diferença de gerações deve existir, contudo as gerações devem saber comunicar, devem ter gostos em comum, devem tirar o máximo prazer na aprendizagem mutua e que se desenvolve naquilo que Papert apelida de Cultura familiar de aprendizagem. O computador pode contribuir com bons exemplos para o desenrolar dessa dita aprendizagem, aproximando todos os elementos familiares, de acordo com os gostos de cada um, de acordo com as diferentes aptidões, auxiliando nas relações familiares, e os exemplos podem ser; a filha pode criar a conta do Hi5 para a mãe, a mãe pode ensinar a avó a usar o Word, o filho pode ensinar o pai um novo passe no jogo da playstation e o pai pode ajudar a mãe com uma fórmula no Excell.

Assim, nas relações familiares, a presença do computador contribui para as próprias aprendizagens familiares, assim como ver um bom filme ou programa de televisão, jogar playstation ou jogar futebol, ler em conjunto uma história ou fazer um desenho no computador, tudo tem o seu lugar, com conta e medida. Nas aprendizagens familiares, reflectir sobre estas questões corresponde a dar um passo em frente no combate à fraqueza de uma cultura familiar, em que ninguém fala sobre a aprendizagem.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Cmaps


Mais uma aventura neste tema e mais uma aprendizagem, desta vez foi com um novo programa, aplicado na realização da macro-estrutura do guião de autor. A 1ª fase decorreu com a realização do trabalho com o nosso velho e mais que conhecido Word. A 2ª fase que começou por uma pequena tentativa muito tímida de experimentação da ferramenta com uma certa dose de expectativa critica sobre o resultado a atingir, tornou-se numa agradável surpresa. O resultado foi a realização no trabalho neste programa, de forma muito simplificada e em muito menos tempo. Cá vai mais uma aprendizagem, que obviamente terá que ser consolidada.