A Educação Moderna

A Educação Moderna

sábado, 22 de dezembro de 2007

Reflexões Capítulo 6 - Projectos

Este capítulo, como o próprio Papert refere é “uma concretização de algumas ideias referidas em capítulos anteriores” e com um objectivo muito específico; levar diferentes personagens de uma família a concretizar projectos que tem a grande finalidade de fomentar a cultura da aprendizagem, quer seja a nível individual, quer seja de forma mais colectiva. Nesta busca da cultura da aprendizagem são dados vários princípios orientadores na utilização de um conjunto de ferramentas e de programas auxiliares que permitam a concretização deste objectivo, a construção de um Projecto, e ajuda-nos a compreender e a dar um sentido a esta palavra tão estranha: fluência computacional! A prática desta fluência ajuda-nos a desenvolver novas competências, a dar sentido a novas aprendizagens, sejam elas de foro educativo ou não, reforçando que a aprendizagem está ao alcance de todos pois hoje em dia quase tudo envolve tecnologia. Esta dita fluência computacional faz parte do nosso dia a dia e tanto pode ser caracterizada pela realização de actividades e tarefas de rotina, como também pode ser pela forma de interagir com crianças e com os seus programas tecnológicos.
Inspirada por este conceito da fluência computacional que está ao nosso alcance tentei elaborar uma lista com 30 coisas que eu tenha realizado no meu computador recententemente e o resultado foi muito limitado, apenas consegui identificar 10 coisas:
1-Fiz pesquisas na Internet;
2-Actualizei o Blog;
3-Participei numa Aula virtual via Messenger;
4-Ajudei a minha filha em pesquisas para um trabalho;
5-Ajudei o meu filho a usar o Paint;
6-Aprendi a trabalhar com o Flickr;
7-Recebi e enviei uma quantidade enorme de mails em contexto profissional;
8-Fiz várias apresentações em Power Point;

9-Trabalhei em diversos ficheiros em Excell;
10- Interagi no Messenger.

Posso com este resultado, concluir que devo seguir os conselhos apresentados neste capitulo e assim aumentar a minha fluência computacional e tecnologica!

Sem comentários: